Lica Pereira Fotografia

3 PASSOS PARA ALAVANCAR SUA IMAGEM

Sua imagem deve valer 100x o valor do seu produto ou serviço. Aqui você confere 3 dicas rápidas onde conto um pouco do que eu aprendi retratando pessoas ao longo dos anos. Não é sobre fotografia, é sobre se valorizar antes de tudo.

chave antiga dourada

Como atrair o cliente certo para o seu negócio

Para abrir um novo negócio, seja ele qual for, você necessariamente irá precisar de 2 coisas: CONHECIMENTO e INVESTIMENTO. Ter clareza da parte concreta, ou seja, do investimento necessário para iniciar e manter o negócio saudável até começar a render frutos é o que todo empreendedor minimamente comprometido precisa ter. No que diz respeito à parte intelectual, esse é o patrimônio intangível de sua empresa. Cada minuto investido em estudo deve reverter para seu crescimento. Estudos feitos, capital investido, empresa aberta e pronta para receber os clientes. É hora do jogo começar. Hora de mostrar tudo o que você sabe. Se você é um prestador de serviços, médico, advogado, arquiteto ou influenciador digital, e precisa atrelar sua imagem à da sua empresa, me acompanhe até o final desse post. Pessoas compram de pessoas, e você precisa saber o que vou te falar. Não basta ter uma identidade visual apenas para o seu NEGÓCIO, pois você também é uma marca. Só que você não tem logomarca, você tem a SUA IMAGEM. É preciso mostrar a pessoa que você é, ou seja, ter uma auto imagem muito bem construída, e usá-la de maneira clara, alinhada aos objetivos estratégicos da sua empresa. É aqui que entra o meu trabalho como profissional de imagem. Eu te ajudo a conceber e estruturar sua marca pessoal através de um estudo de POSICIONAMENTO DE IMAGEM. Pensando sempre em quem é o CLIENTE que você quer atrair, vou construir com você uma imagem poderosa, impactante, através dos arquétipos, falando diretamente ao inconsciente do seu cliente a fim de gerar a inclinação para a compra. Esse é um trabalho totalmente individualizado, feito de maneira personalizada, composto de reuniões para alinhamento e definição do arquétipo ideal para você. Somente após isso é realizada a sessão fotográfica. Os resultados? Uma comunicação mais assertiva, ancorada em uma imagem forte, com mais autoridade e empatia para alavancar seus resultados. Vamos conversar?

Descubra a força de uma imagem bem construída

Vamos falar sobre retrato profissional. O que eu ouço de muitas pessoas quando o assunto é imagem na internet: “Ah, mas eu não tenho jeito pra ser fotografado”, “Não preciso, porque meus clientes não vem das redes sociais”, “Acho que não é pra mim, não sou bonito/ bonita”, “Nunca fiz, porque nunca precisei”, “Não tenho tempo/ dinheiro pra investir”, “Tenho preguiça de fazer”, “Acho que a minha foto está boa já”. Pois bem, eu costumo dividir os profissionais em 2 times: os que JÁ SABEM a importância de ter uma boa imagem digital e aqueles que ainda NÃO SABEM. Se você é do primeiro time, parabéns!! Tenho certeza que você irá entender o que vou falar aqui adiante. Para aqueles que (AINDA) NÃO SABEM: quando você vai a uma entrevista de emprego, a um encontro importante, a um evento especial de trabalho, de que maneira você se apresenta? Como se prepara? Como se veste? Se você respondeu que se arruma, se preocupa com a barba (no caso dos homens) ou com o penteado e make (mulheres), pensa em que roupa usar de acordo com a ocasião, show de bola! Está indo bem!! Agora, vou falar uma coisa que muita gente não se atenta: a imagem é uma poderosíssima ferramenta de comunicação. Isso significa que a roupa que você veste, desde o modelo (curto, longo, largo, justo, decotado, fechado), os tecidos (transparente, encorpado, fino, esvoaçante, natural, animal), a qualidade do corte (blazer bem cortado, feito com alfaiate), as cores (claro/ escuro), tudo comunica algo. Sapatos então (altos, baixos, clássicos, modernos), gritam!!! Isso sem falar nos acessórios. É pano pra manga, conversa que não acaba mais. O outro ponto é o seguinte: se você tem negócios na internet, vende produtos ou serviços, você é uma MARCA. E sendo assim, tem um PÚBLICO que adquire o que você vende. Para que esse público compre de você, é necessário criar DESEJO. É aí que entra a imagem ideal. Sabe aquelas propagandas de perfume, de hambúrguers, de carros, cartazes de filmes, enfim, propagandas que te atraem, mesmo que você não esteja em busca de um perfume, hambúrguers, carros ou filmes? Elas tem um poder que as pessoas ignoram, ou, melhor dizendo, não conhecem: o poder de falar diretamente ao inconsciente de quem as vê. Quando você se dá conta, já está sentindo fome ou vontade de adquirir algo que até então não precisava. Com a sua imagem não é diferente. Entendeu agora a importância de um retrato profissional? E vou adiante. Tem que ser o retrato CERTO, que conecta com o público que você deseja alcançar. Isso é POSICIONAMENTO de imagem. Se você ainda não tem retratos, ou tem e precisa mudar seu posicionamento, seja por alterações de ramo de atuação, de estratégia, não importa. Fale comigo, posso construir a imagem que vai lhe agregar valor.

Quem é você nas redes sociais (contém ironia)

O que uma simples foto de perfil em rede social fala sobre você: Se você não se identificou com NENHUMA dessas situações, ótimo!!! Mas, se por um acaso a resposta for SIM, nem tudo está perdido. Pare, respire, inspire. E reflita sobre o que pode ser melhorado. Lembre-se de colocar em ação. É devagar que se vai ao longe. Aqui, umas dicas extras: se você é mulher, vai gostar do conteúdo da Leila Ama, uma sumidade no assunto estilo. E, para os homens, gosto do Alexandre Taleb Pra finalizar, lembre-se sempre: se o seu negócio está nas redes sociais, você também está. É preciso ter maturidade na hora de escolher qual foto irá te representar, pois ela COMUNICA muito sobre quem você é. Caso esse post te deixe com a consciência um tanto desconfortável, conte comigo. Vamos conversar sobre POSICIONAMENTO DE IMAGEM e construir juntos sua melhor versão para o universo digital.

Por que você precisa ter fotos profissionais?

Pessoas compram de pessoas. Isso é fato. No mundo digital, pessoas SE CONECTAM com pessoas. Com que tipo? Com aquelas que se posicionam de forma correta e transmitem duas coisas: autoridade e empatia. Imagine a seguinte cena: você é um empresário que acorda cedo todos os dias. Toma seu café, leva os filhos à escola e vai para o escritório. Começa o seu dia abrindo a caixa de mensagens, respondendo as pendências, despachando o que precisa, cumprindo sua agenda do dia, que já fora checada no dia anterior. Até aqui, tudo Ok. Check! Porém, estranhamente, não chegam pedidos de orçamento naquele dia. Você pensa: há algo de estranho.  No dia seguinte: a mesma rotina se repete, e nada de orçamentos. Você está preocupado. No fim do dia, você recebe uma ligação. Um cliente interessado em seus serviços. Indicado por um amigo seu. Ele faz perguntas acerca de como você trabalha, vocês conversam, ele pergunta seu preço, tudo está indo bem e ele parece interessado. No final, ele pergunta qual seu site. A conversa para. Só silêncio. A resposta? Você não possui um site. Então, qual é o seu Instagram ou LinkedIn, ele questiona? Ufa! Isso você tem, bingo! Você informa o seu perfil. O cliente nunca mais retorna. Sabe o que aconteceu? Ele recebeu duas indicações para o mesmo serviço. Ele contatou o outro prestador, e simplesmente se IDENTIFICOU com ele. O outro pareceu estar mais PREPARADO para atender. Ele CUIDOU da sua auto imagem. Tem um site. Possui uma IMAGEM bem posicionada nas redes. Ele TRANSMITIU credibilidade. O cliente acredita que o concorrente consegue RESOLVER o problema dele. A parte triste da história? Você é um profissional muito experiente, gabaritado, dedicado e conhece muito bem o seu mercado. Você SABE que seu serviço é 1.000 vezes melhor que o do outro. Mas o SEU CLIENTE não sabe. E por que ele não sabe disso? Como está seu perfil no Instagram? Você possui uma boa foto? Transmite autoridade? Empatia? Confiança? Você compraria de você? Você tem um POSICIONAMENTO bem definido? O cliente te procura nos mais diferentes meios. Cada canal de comunicação é uma porta para a sua empresa, e você não sabe por onde ele vai entrar. Uma coisa é certa: ele tem que ser bem recebido em qualquer uma das portas que escolher. Você precisa estar (bem) preparado. No mundo digital, sua IMAGEM chega antes mesmo do seu bom dia.  Seu cliente tem que PERCEBER que você é a SOLUÇÃO que ele procura. É preciso um POSICIONAMENTO claro, construído por um profissional da imagem. Chegou a hora de parar de deixar dinheiro na mesa (da concorrência principalmente). Fale comigo, vamos construir sua melhor versão digital.

Ser fotografado: uma experiência transcendente

Até onde vai minha memória a respeito da fotografia, uma coisa não mudou até hoje: seu valor transcendental. Sendo a fotografia pertencente ao mundo das Artes, ela possui um significado que vai além dela.  Ironicamente, pode ser empregada tanto como arte quanto para fins concretos, como o registro de importantes acontecimentos, grandes fatos históricos, enfim, tem seu caráter documental. Imagine o quanto não trabalhou a fotografia para áreas como jornalismo e as comunicações em geral.  Mas o que é que a Arte faz, mesmo? A arte imita a vida. E, para que SERVE a Arte? É uma pergunta que remete a muitas respostas. Muitas pessoas, algumas bastante respeitadas em suas áreas de atuação já discorreram acerca desse tema. Mas quero deixar aqui minha singela reflexão pessoal. A arte serve para nos CONECTAR com algo superior, divino. A fotografia, portanto, se inclui aqui. Eu me recordo de me emocionar muito com certas imagens, desde muito cedo. Assim a fotografia chegou até mim, pela veia da sensibilidade. As obras de Sebastião Salgado são provavelmente as mais antigas de que tenho memória “nomeada”, assim como o icônico retrato da “Garota Afegã”, de Steve McCurry, que ficou conhecido mundialmente pela capa da revista National Geographic. A fotografia enquanto arte, ou mesmo registro jornalístico sempre transcendeu seu significado. Esse é o poder que ela possui, de conversar com nosso inconsciente, trazendo à tona sensações, despertando emoções instantâneas, e mesmo inclinações.  É por isso que pessoas choram ao folhear álbuns de família, inclusive há indicação terapêutica para casos de depressão, mas isso vou comentar em outro post. Em minha trajetória, já ouvi muitos relatos interessantes, de mulher que enxergou beleza em seu esposo, olhando uma foto dele (detalhe, estavam casados há mais de 50 anos), bem como de mãe de recém-nascido que enxergou na fotografia do esposo algo que vai além da beleza, mas a aura do homem por quem se apaixonara 10 anos atrás.  A fotografia corporativa marca outra trajetória. Deixar-se retratar de tempos em tempos, além de uma necessidade do mundo profissional, ao longo de uma ou duas décadas, traz à tona a narrativa de uma carreira profissional em suas diversas fases. É, sem dúvida, uma memória interessantíssima. Para aqueles que tem suas próprias empresas, contam a história de uma família e seu legado. O valor é tanto transcendente quanto histórico. Isso sem falar que ela marca determinado momento. Qualquer um que se submeta às lentes de um profissional sabe que a experiência, quando bem conduzida, gera enriquecimento, troca, empatia. E também a grande oportunidade de olharmos para dentro de nós mesmos, com aquela imagem estática, e quem sabe, descobrirmos algo novo através dela. É isso!! Gostou? Compartilha com aquela pessoa que ainda reluta em ser retratada.